quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Viva ao dia 27 de janeiro!!!

Hoje é um dia muito especial para o rock, pois a 67 e 54 anos atrás, respectivamente, nasciam Nick Mason, baterista da banda Pink Floyd (uma das maiores bandas de rock progressivo do mundo), e Janick Gers, guitarrista da banda Iron Maiden (uma das bandas mais importantes do Heavy Metal). E é claro que isso merece no mínimo uma homenagem do Acervo.




















Nick Mason
conheceu Roger Waters, Syd Barrett e Richard Wright ainda na faculdade e formaram a banda Sigma 6, que logo daria lugar ao Pink Floyd. Diferente dos outros integrantes da banda, ele dificilmente toca outros instrumentos, se dedicando totalmente a bateria, e fazendo algumas poucas excessões em músicas como "The Grand Vizier's Garden Party", sua composição pessoal no álbum Ummagumma, onde ele tocou todos os instrumento, e em algumas apresentações ao vivo do grupo ele tocava guitarra, baixo e teclado na single "Outside the Wall", do disco The Wall. Além de sua bateria, outra paixão de Mason são carros e corrida, ele mesmo já concluiu as 24 Horas de Le Mans, e possui vários carros antigos, a paixão era tamanha que o mesmo montou uma empresa para encontrar e vender carros raros.

Janick Gers
entrou para o Iron Maiden em março de 1990 e de lá não saiu mais. Antes já havia tocado com grandes nomes como Ian Gillan, no projeto solo do vocalista. Ele é principalmente conhecido pelo seu estilo cru de tocar sua guitarra, sua rapidez incrível nos solos e sua presença de palco enérgica. No seu modo de tocar teve influências vindas de Ritchie Blackmore, Rory Gallagher e Jeff beck.


Mas a homenagem não é feita só de historias dos dois ótimos músicos, vou presenteá-los com dois dos melhores álbuns que cada um já participou. Como o álbum Ummagumma (o único que Mason tem uma música toda escrita por ele) já faz parte de outra postagem do forum, o homenagiarei com um outro álbum que para mim foi dos progressivos o melhor, Atom Heart Mother, e é claro que se falando da trajetória de Janick Gers no Iron Maiden tem um disco que não posso deixar de lembrar e ressaltar como um dos que mais gosto, Fear of the Dark.





















O álbum Atom Heart Mother é o quinto da banda Pink Floyd. Na época o grupo tentava de todas as formas fugir de limitações, eles queriam experimentar um pouco de tudo e com o objetivo de não se vincular a nada. A capa do álbum então se deu por esta idéia, sendo assim uma das capas mais enigmáticas da história do rock, no seu lançamento original em outubro de 1970 a capa vinha simplesmente com a foto da vaca e mais nada que desse a entender qualquer coisa sobre o disco. Além de ser um dos discos mais conhecidos do mundo tornou a fazenda de onde foi tirada a foto da capa um ponto turístico.

Faixas:

1. "Atom Heart Mother" - 23:44
2. "If" - 4:31
3. "Summer '68" - 5:29
4. "Fat Old Sun" - 5:22
5. "Alan's Psychedelic Breakfast" - 13:00

* David Gilmour – guitarra; voz, baixo e bateria em "Fat Old Sun"
* Roger Waters – baixo; violão, voz, efeitos de fita e colagem em "If"
* Richard Wright – teclado, piano, orquestração, voz em "Summer '68"
* Nick Mason – bateria, percussão, edição de fita, colagem, engenheiro adicional em "Alan's Psychedelic Breakfast"

* John Aldiss Choir – coro
* Ron Geesin – orquestração e co-autoria da faixa título
* Alan Stiles – voz em "Alan's Psychedelic Breakfast"
* Abbey Road Session Pops Orchestra – metais e partes orquestrais






















Fear of the Dark
é o nono álbum da banda Iron Maiden e último com a participação de Bruce Dickinson nos vocais antes do mesmo se dedicar a sua carreira solo, após sua saída o vocalista Blaze Bayley ficou em seu lugar, para onde retornaria no ano 2000. O álbum teve grande sucesso entre os fãs apagando um pouco do quase fracasso que havia sido o seu antecessor. O disco trouxe algumas experimentações para o grupo como "Be Quick or Be Dead" e "Wasting Love" as duas escritas na parceira Dickinson/Gers. Duas das músicas do disco ficaram por muito tempo no setlist ao vivo da banda, que são a faixa-título (está que é muito aclamada até hoje pelo público nos shows) e "Afraid to Shoot Strangers" (foi muito usada nos shows com Blaze Bayley nos vocais).

Faixas:

1. "Be Quick or Be Dead" - 3:24
2. "From Here to Eternity" - 3:38
3. "Afraid to Shoot Strangers" - 6:56
4. "Fear Is the Key" - 5:35
5. "Childhood's End" - 4:40
6. "Wasting Love" - 5:50
7. "The Fugitive" - 4:54
8. "Chains of Misery" - 3:37
9. "The Apparition" - 3:54
10. "Judas Be My Guide" - 3:08
11. "Weekend Warrior" - 5:39
12. "Fear of the Dark" - 7:18

* Bruce Dickinson - vocal
* Janick Gers - guitarra
* Dave Murray - guitarra
* Steve Harris - baixo
* Nicko McBrain - bateria


Espero que todos apreciem a homenagem.

By Will

Atom Heart Mother

Fear of the Dark

Nenhum comentário:

Postar um comentário